Produção comercial e rentabilidade da aquaponia: resultados de uma pesquisa internacional

Produção comercial e rentabilidade da aquaponia: resultados de uma pesquisa internacional
"Commercial aquaponics production and profitability: Findings from an international survey"
Love et al., 2015. Aquaculture, volume 435, 1 January 2015, Pages 67-74.

A aquaponia é a integração da aquicultura e da hidroponia. Os autores deste trabalho relatam que existe um interesse crescente na aquaponia como uma forma de aquicultura que pode ser usada para produzir alimentos mais próximos dos centros urbanos. Segundo Love (2015), as aquaponias comerciais utilizam métodos e equipamentos das indústrias de hidroponia e aquicultura. Eles afirmam que são poucos os estudos de aquaponia em escala comercial, e por esse motivo realizaram uma pesquisa com o objetivo de documentar os métodos de produção, rentabilidade e outros aspectos das aquaponias comerciais nos Estados Unidos (EUA) e internacionalmente.

Foi utilizada uma pesquisa on-line para coleta de dados e 257 entrevistados preencheram os critérios de inclusão para o estudo. Os animais aquáticos mais comumente cultivados foram tilápia (69%), peixes ornamentais (43%), bagre (25%), outros animais aquáticos (18%), perca (16%), bluegill (Lepomis macrochirus) (15%), truta ( 10%) e bass (7%). As estatísticas de produção, as receitas brutas de vendas, os investimentos e os pontos de venda das operações são relatados e comparados com outros campos da aquicultura e da agricultura.

Os autores utilizaram um modelo de regressão logística multivariado para estudar quais fatores foram associados à lucratividade nos últimos 12 meses. Vários fatores foram significativamente associados à rentabilidade: aquaponia como a principal fonte de renda dos entrevistados, localização, receita bruta de vendas ≥ $ 5000, maior conhecimento sobre aquaponia  e vendas de produtos não alimentares (por exemplo, suprimentos, materiais, serviços de consultoria, oficinas e agrotourismo). Os autores concluem que os resultados da pesquisa fornecem uma melhor compreensão do negócio da aquaponia, o que pode melhorar as futuras operações comerciais.

Veja o artigo completo, em inglês, no site da revista Aquaculture (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0044848614004724).

Postagens mais visitadas deste blog

A piscicultura e o ambiente - o uso de alimentos ambientalmente corretos em piscicultura

Fundo Amazônia destina R$ 150 milhões para novos projetos de conservação

Ração para camarões de água doce em aquário